terça-feira, 30 de junho de 2009

Arte Indiana


A arte indiana manifestada na arquitetura, na escultura, na pintura, na joalheria, na cerâmica, nos metais e nos tecidos estendeu-se por todo o Oriente com a difusão do budismo e do hinduísmo e exerceu uma grande influência sobre as artes da China, do Japão, da Birmânia, da Tailândia, do Camboja e de Java

Arquitetura
A primeira mostra de arquitetura indiana foi a construção de edifícios de tijolos.O exemplo culminante desse estilo é o mausoléu do Taj Mahal, em Agra.

Escultura
Com a chegada do budismo, no século III a.C., iniciou-se a evolução de uma arquitetura monumental em pedra,fizeram-se figuras de Buda com linhas claramente definidas e contornos depurados, envoltas em vestes diáfanas que colavam ao corpo como se estivessem molhadas.

Pinturas
A pintura mongol, derivada da sofisticada tradição persa, era uma arte cortesã patrocinada pelos imperadores.Em Patan, Gujarat, conserva-se um Kalpa Sutra (manual de liturgia religiosa) do ano 1237, ilustrado em folha de palma.


Joalheria,Cerâmicas e Têxteis
Entre as artes decorativas indianas, a joalheria é a mais bela e a que mais interesse desperta universalmente. Seus artífices dominavam as técnicas da filigrana e do granulado.

As características especiais que distinguem a melhor cerâmica indiana são a estrita subordinação da cor e da ornamentação à forma.

Caxemira é notável por seus chales de lã de rico colorido; Surat, em Gujarat, é famosa por suas sedas estampadas; e Ahamadabad e Varanasi, junto com Murshidabad, em Bengala ocidental, produzem suntuosos brocados.


fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário