sexta-feira, 26 de junho de 2009

Hinduísmo e seus deuses

O que é o HINDUÍSMO?

O hinduísmo é a principal religião indiana,é uma união de crenças com estilos de vida. Atualmente é a terceira maior religião do mundo em número de seguidores. Tem origem em aproximadamente 3000 a.C na antiga cultura Védica.

Crenças

Os seguidore do hinduísmo tem que respeitar as coisas antigas e a tradição; acreditar nos livros sagrados; nos deuses; persistir no sistema das castas;conhecer a importância dos ritos sagrados; confiar nos guias espirituais e, também, acreditar na existência de encarnações anteriores.
O nascimento de uma pessoa dentro de uma casta é resultado do karma produzido em vidas passadas. Somente os brâmanes, podem realizar os rituais religiosos hindus e assumir altas posições dentro dos templos.

Divindades

Os hindus são politeístas, ou seja, acreditam em vários deuses. São os principais:

-Brahma (deus da criação do universo):
Ele é considerado pelos hindus a representação da força criadora ativa no universo.

Depois que um universo é destruído por Shiva, Vixnu fica dormindo e flutuando no oceano primordial. Quando o próximo universo está para ser criado, Brahma aparece montado num Lótus, que brotou do umbigo de Vixnu e recria todo o universo.
Depois que Brahma recria o universo, ele permanece em existência por um dia de, que vem a ser aproximadamente 4.320.000.000 anos no calendário hindu. Quando Brahma vai dormir, após o fim do dia, o mundo e o que nele existe é consumido pelo fogo, quando ele acorda, ele recria toda a criação, e assim sucessivamente, até que se completem 100 anos de Brama. Quando chegar esse dia, Brahma vai deixar de existir, e todos os outros deuses e todo o universo vão ser dissolvidos de volta para seus elementos constituíntes.
Sua representação é feita com cinco cabeças.


-Ganesha (deus da sabedoria e sorte):
É o primeiro deus a ser reverenciado em todos os rituais hindus. Fica nas portas dos templos e das casas guardando as suas entradas.
Ganesha é o Deus que tira todos os obstáculos, ele é o protetor de todos os seres.Ele é também o Deus do conhecimento. Ganesha representa o sábio, o homem em plenitude. Sua figura é representada com a cabeça de um eleafante.


-Sarasvati (deusa das artes e da música):
É a deusa hindu das artes e da música e é esposa, de Brahma, o criador do mundo. Ela é representada como uma mulher muito bela, de pele branca como o leite, e tocando sitar (um instrumento musical).

Ela é protege os artesãos, pintores, músicos, atores, escritores e artistas em geral. Seus símbolos são: um Cisne ,e um Lótus Branco.


-Shiva (deus supremo, criador da Yoga):
Na tradição hindu, Shiva é o que destrói,por esse motivo muitos o chamam de "renovador" ou "transformador". As primeiras representações na forma de "Senhor dos Animais". Criador da yoga, prática que produz transformação física, mental e emocional, portanto, intimamente ligada à transformação.Shiva é o deus supremo, o meditante e onde reside toda a alegria.


-Vixnu (responsável pela manutenção do Universo):
Na mitologia hindu, Vixnu juntamente com Shiva e Brahma formam a Trindade Hindu, na qual Vixnu é o deus responsável pela manutenção do universo.

Nas representações de Vixnu, ele está flutuando sobre as ondas com seus quatro braços, cada mão segurando um de seus atributos divinos, uma concha, um disco de energia, um lótus e um cajado.


Esses são alguns deuses do hinduísmo.

Larissa

30 comentários:

  1. Adorei isso mim ajudou muito na minha pesquisa!♥Obrigadaa!

    ResponderExcluir
  2. Amei pois e oq tava procurando para o meu trabalho escolar

    ResponderExcluir
  3. eu achei meu trabalho escolar aqui
    parabéns para o dono o blog!
    valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!

    ResponderExcluir
  4. Acredito, ser o hinduísmo, uma das mais belas culturas que a humanidade possui.

    ResponderExcluir
  5. Como sou mais espiritual do que materialista, penso que a religião hindu se pode considerar a mais certa. É humana, é espiritual, e todos deveriam a seguir, para haver paz e amor no mundo.

    ResponderExcluir
  6. Valeu tava precisando muitoo sabe sobre isso para o meu trabalho da escola ...
    valeu aii muito obrigado ..

    ResponderExcluir
  7. amei tudo q eu queria para o meu trabalho adoooooooro.valeu pessoal♥♥♥

    ResponderExcluir
  8. Anônimo disse...
    Como sou mais espiritual do que materialista, penso que a religião hindu se pode considerar a mais certa. É humana, é espiritual, e todos deveriam a seguir, para haver paz e amor no mundo.

    "Vai ler a BÍBLIA GAROTO(A)" vai encontrar a verdade e a vida.."""

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele acredita no que quiser desde que não prejudique ninguém, não vejo mal algum no hinduísmo.

      Excluir
  9. muito otimo parabens.

    ResponderExcluir
  10. trindade DEUS PAI,DEUS FILHO E DEUS ESPIRITO SANTO.CRIADOR SO TEM UM...SE VC ESTUDAR A HISTORIA VERA QUE O UNICO LIVRO QUE TEM BASE E A BIBLIA SAGRADA.
    JESUS E O CAMINHO A VERDADE E A VIDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho dinheiro pra pagar o dizimo a tua igreja não

      Excluir
    2. "UNICO LIVRO QUE TEM BASE E A BIBLIA SAGRADA."
      Você nem ao menos deve saber como foi criada a biblia, algo escrito, manipulado e criado por homens, para proveitos proprios e com o intuito de moldar a sua religião, fazendo assim, poder unir o povo que antes adorava o deus sol e o sagrado feminino é algo sagrado? Pelo amor de Deus, eu sou cristão, e nem por isso acredito nessa ladainha toda.

      Excluir
  11. biblia? deus n existe!
    ASSHOLES

    ResponderExcluir
  12. e o q eu estava preocurando para o meu trabalho escolar 0k

    ResponderExcluir
  13. Putss eles são muito estranhos, mais são fodaas !

    ResponderExcluir
  14. ADOREI POIS MIM AJUDOU A TERMINAR O MEU TRABALHO ISSO É SHOW!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. é verdade só tem um que é unico e soberano jesus cristo aquele que morreu por mim e por vc creia e veras a gloria de DEUS na sua vida

    ResponderExcluir
  16. Deus que tenha misericordia desse país e quem acredita nesses deuses,os idolatras que venha conhecer a verdadeira palavra de um só Deus que está no céu,Deus é um nome e não, é uma forma de chamar a tudo que acham que pode fazer as mesmas coisas que nosso criador.
    Deus pai criador de tudo do unniverso venha perdoar essas pessoas que estão cegas espiritualmente, q não conhecem tua palavra!
    Faça com que homens fiéis a ti,falam do senhor para esse país que está sendo iludido por satanás teu e nosso inimigo.
    Que Deus seja louvado em todos os cantos da terra e amaldiçoado seja satanás,que caia por terra o inimigo de Deus e louvado seja o teu nome senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo já leu a biblia e ja ta de saco cheio dela....meu caro

      Excluir
    2. Deus é um NOME? NOME?

      Chamarei meu filho de Deus entao ¬¬'
      Bando de inuteis que não conheçem a propria religiao e querem palpitar nas dos outros.
      O seu Deus, tem um nome seu animal e se você le-se a biblia, e principalmente soube-se latin, saberia esse nome.
      a palavra deus é um termo para classificar algo superior, algo que nao compreendemos mais o qual julgamos sem a origen da fé.

      Excluir
  17. ajudo muito queria pro meu trabalho !

    ResponderExcluir
  18. tudo faz parte de uma evoluçao, todos voces chegarao la, de uma forma ou de outra.(fernando)

    ResponderExcluir
  19. Tudo faz parte de uma evoluçao, voces chegarao la, de uma forma ou de outra. (Fernando boy)

    ResponderExcluir
  20. Deus é um, Pai, Filho, Espírito, O filho veio p nos salvar e ter livre acesso ao Pai. e deu o Espírito Santo, para que nos guie e mostre os caminhos que Ele quer que sigamos, todas as religiões procuram a mesma coisa, paz amor, etc. Mas só uma eh verdadeira. Jesus te ama, entregue sua vida a Ele e tenha oq as outras religiões nao podem te dar!

    ResponderExcluir
  21. CHUPA O MEU PINGUELO VAI POR FAVOR!!!! HIHIHI DO O CU PRA QUEM QUISER E GOZO DEMAIS...

    ResponderExcluir